sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEMOCRACIA OU ANARQUIA GRATUITA?

Embora me orgulhe da pátria em que nasci, reconhecendo todos os benefícios e ações positivas que vários segmentos exercem para evoluirmos em vários sentidos, nas últimas décadas me questionei também se estamos realmente exercendo e vivendo uma democracia ou caminhando para uma anarquia gratuita e generalizada em diversas áreas de nossa sociedade?

Quando cursei a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), participei daquela que foi uma das mais longas paralisações estudantis, antes até daquelas famigeradas ocorrências na PUC, onde também participei e pude sentir as patas da ditadura sobre aqueles que defendiam a liberdade e a democracia plena.

No entanto, após a "queda" da ditadura, sim enfatizo isto, pois ainda me recordo de uma piada no Pasquim (jornal considerado terrorista pelo regime militar), onde havia a figura do General Figueiredo descendo a rampa, e ao olhar para trás disse: Poxa, só eu saí?

E na verdade isto se prorrogou por mais um bom tempo, com discursos de quem viveu sob os auspícios da ditadura, se rotulando de esquerda (MDB), e colocando vários personagens inescrupulosos, alguns ainda vivos e com muito dinheiro fora do país, "Uff... Uff", desculpem, sem que tivessem o legítimo voto do povo.

Após este período foram intensificados os shows circenses, com muito discurso e pouca ação, com velhas ratazanas se revezando no poder e sempre colhendo votos com as promessas de renovação, exercendo todo um mandato de forma insípida e incolor, prometendo a cada eleição o mesmo que nunca cumpriram.

Infelizmente estas ações tiveram reflexos na sociedade, e a cada momento notamos mais e mais equívocos nas empresas, sindicatos, escolas, mídia, igrejas, esportes e tantos outros.

Senão vejamos, as empresas estão a cada dia mais engessadas, tanto pela carga tributária quanto em seu quadro de funcionários, pois se torna difícil e muito complicado enfrentar uma concorrência globalizada com os atuais níveis de taxas imputadas aos produtos, assim como também ficaram bem mais complexas as relações entre a empresa e funcionários, e entre eles mesmos, pois atualmente, não se pode chamar um amigo de "Negão", nem de "Meu velho", tão pouco podemos brincar ou elogiar uma colega, isto é "Assédio", e nem mesmo podemos brincar com os colegas depois do expediente, sejam eles de que idade for, pois isto poderá ser encarado como "Bullying".

No sindicatos, foi institucionalizada a corrupção em forma de pseudo lideranças, onde o objetivo maior é de conquistarem cadeiras na política, pois enredam massas de trabalhadores à quase sempre agirem contra eles mesmos, prejudicando a sociedade e a seus próprios familiares.

Como nas greves dos transportes, hospitais, correios, escolas, segurança, etc. Voces já viram alguma greve ou paralisação em nome do povo, ou seja, que a greve tivesse como intuito primeiro, a melhoria nas condições dos transportes?, Uma melhor preparação do corpo docente e na grade curricular e mais equipamentos ou unidades de ensino?, Seleções criteriosas nas unidades de saúde e severas auditorias nos hospitais conveniados ao SUS?, Melhoria dos critérios adotados para a contratação de policiais e posterior melhora no preparo adequado para que exerçam a proteção ao cidadão?.

Pois é, o cunho destas greves, como todos sabem, é sempre por melhoria de salários, sem se importarem com absolutamente mais nada. E são estas mesmas pessoas que não se importam com o povo, que amanhã se candidatam com propostas utópicas que nunca vivenciaram.

Hoje se dá muito valor ao "Direito", e quanto ao "Dever"? Constamos nas escolas, na mídia e outras áreas, o grande e diário equivoco de se confundir "Direito de se Expressar" com "Direito de anarquizar, direito de se manipular as massas com textos direcionados ás suas omissas intenções de poder, direito até mesmo de se caluniar, ofender e injustiçar com julgamentos e sumárias condenações àqueles que nem ao mesmo puderam se defender, tamanha a força destas mídias.

No âmbito religioso, vemos crescer aquelas que prometem o paraíso do céu e grandes fortunas através de régias contribuições mensais, e que se utilizando de uma linguagem intimista, com todos os recursos, auditivos, visuais e cognitivos, hipnotizam as massas, conseguindo assim exércitos de divulgadores e retransmissores voluntários e gratuitos de suas idéias e propostas.

E para fechar o Show, vemos grandes e potenciais esportistas sendo manipulados pela mídia, e que sem o menor preparo são jogados na multidão sedenta por espetáculos, e assim se desfazem e perdem a noção e o bom senso, bem como a garra pelo esporte que os revelou.

Posto isto, constato ainda que a modelagem das massas se intensifica a cada momento, reproduzindo o velho e conhecido "Pão e Circo", onde o objetivo maior não é apenas a distração leve e salutar, mas o de se distrair e abstrair o povo dos verdadeiros problemas que o cercam, tudo com a extrema complacência de mídias, governantes e afins, tendo este "Pão e Circo" uma básica diferença atualmente, que o povo paga para ver o show e não recebe mais o simples pão na mesa de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário