segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BAIXA PRÓ-ATIVIDADE NA INTERNET ACIMA DOS 35 ANOS?

São corretas as estatísticas que demonstram a inaptidão e reticência da faixa etária daqueles com mais de 35 anos ao se introduzirem e aprender a importância das excelentes ferramentas disponibilizadas pela rede.

Observando ainda que a introdução maciça e diária da faixa de 29 anos abaixo, é mais evidenciada e ativa apenas em alguns estados brasileiros, onde estes jovens utilizam a internet de modo eficaz, não apenas para interagirem pelos messengers ou Orkut/Facebook e Twitter, aprendendo e criando novas linguagens de programação, bem como participando ativamente como voluntários em inúmeros fóruns de informática e redes de relacionamento, destaco ainda que estes jovens, embora possa se deduzir que pertençam ao eixo centro-oeste e sudeste, não se localizam aí, e não vou citar as regiões para que não se crie uma nova polêmica. É bem simples se constatar isto, basta que se inscrevam em alguns fóruns e constatarão o que digo.

E notamos também que aqueles poucos com mais de 35 anos ao se inscreverem em sites de relacionamento, sejam eles profissionais ou não, têm uma frágil compreensão das ferramentas das quais dispõe, pois uma boa parte utiliza a rede para novos relacionamentos amorosos e outra pequena fatia para se atualizar e interagir com profissionais ou grupos que tenham sintonia com suas preferências musicais, automobilísticas, culinárias e outras.

Não têm a visão de que a rede chamada "internet", não se trata de uma rede de computadores e sim de pessoas que, interagindo e trocando experiência podem ser muito mais produtivas que quaisquer MBA ou similares, não compreendem que inúmeros grupos são diariamente criados por todo o planeta, obtendo resultados incríveis como o Sistema Operacional Linux, desenvolvido e aprimorado de modo global e em todas as línguas por grupos voluntários, sistema este que ao se utilizar de códigos abertos (diferente do S.O Windows), possibilita sua utilização a custos infimamente reduzidos por empresas ou usuários, sendo atualmente utilizado em larga escala por diversas redes industriais e comerciais, inclusive no Brasil.

Esta mesma faixa etária precisa entender que hoje o mundo acontece dentro de um PC, que os negócios são alavancados e otimizados através desta mídia, e que os maiores índices de resultados e receitas ocorrem em empresas constituídas aqui.São reacionários, contraproducentes e antagônicos aqueles que utilizam a rede com agressões através de ironias, ataques gratuitos e termos contraditórios ás suas próprias ações, onde dizem "A" e fazem "B", onde minibalizam o valor das redes e ainda assim as condenam, onde demonstram nitidamente sua ignorância ao não saberem interpretar tudo o que esta escrito na tela, seja ela de 5" ou 24".

Portanto a violência não ocorre apenas no mundo real, mas também aqui, pois ao se menosprezar as ações conjuntas, ao se criticar de modo vazio e sem nexo, toda e qualquer postura, ao se portar como um ignorante que fica satisfeito por ler somente a sinopse de um livro e acreditar que já entendeu todo o seu conteúdo, está se cometendo a maior das violências, sua autodestruição.

Um comentário:

  1. Lair, você tem toda razão, e partilho com você da mesma opinião!!
    A Internet é um mundo maravilhoso que nos permite apenas num toque de teclas ter ao nosso alcance as maravilhas da informação. Através dela viajamos pra qualquer parte do mundo, trocamos informações, trabalhamos, nos relacionamos enfim.... uma gama enorme de outras atividades que aqui poderiam ser citadas. Suas ferramentas quando bem utilizadas somente nos traz benefícios quando bem utilizadas e não é nem necessário ser um expert no assunto para que isso ocorra.
    Porém, algumas vezes infelizmente, nos deparamos com pessoas autodestrutivas e que acabam por denegrir a própria imagem fazendo o mau uso dessa rede de informações . Acreditam estar mostrando serem inteligentes, perspicazes, audazes mas não passam de seres que nada acrescentam, são apenas “ogros”. Buscam a todo momento chamar a atenção para si próprios de qualquer modo a qualquer custo e, somente conseguem ser repelidos pelos demais acabando por serem isolados, ignorados e até mesmo banidos dos grupos aos quais tentam fazer parte. Não conseguem perceber que andam na contramão do bom senso, da boa educação, do respeito e da boa convivência e troca, seja em sites de relacionamentos pessoais ou profissionais.
    Enfim , nós passamos a ser expectadores de tal proeza porque de nada adianta serem alertados, ficam ensimesmados e não conseguem enxergar mais nada a frente, nem a própria razão.
    Abraços,
    Josi

    ResponderExcluir